Blog do Abilio Diniz

Competente, São Paulo elimina Atlético na Libertadores

Abilio Diniz

O São Paulo está na semifinal da Libertadores! Mesmo com a derrota por 2 x 1 para o Atlético, o time do Morumbi garantiu sua vaga entre os quatro melhores times do continente. O gol de cabeça de Maicon, fora de casa, foi o diferencial nos 180 minutos do confronto.

Foi uma partida com dois tempos distintos. A primeira etapa, mais animada, bem jogada e emocionante, com três gols em menos de 15 minutos e duas bolas na trave, uma de cada lado. O segundo tempo, mais truncado e com poucas chances de gol. Bom para o São Paulo, que saiu do Horto com a vaga garantida.

Nem os dois gols marcados pelo Atlético logo no início da partida, em duas falhas do sistema defensivo, foram suficientes para modificar o estilo de jogo do São Paulo. O gol de Maicon serviu para recolocar o time nos eixos e reiniciar o plano tático adotado pelo técnico Bauza.

Mesmo com o jogo mais aberto no primeiro tempo, o São Paulo atuava bem, dominava a partida e procurava controlar o ritmo dentro de campo. O time penetrava na defesa atleticana pelo lado direito, com Bruno e Kelvin, e os volantes tomavam conta do meio de campo, com atuações muito firmes.

O Atlético buscou a vantagem inicial no placar muito mais pelo entusiasmo do que por um esquema de jogo definido. Não havia um domínio evidente e as tentativas aconteciam na base do “abafa”, sem qualquer organização ou tática estipulada e executada.

No segundo tempo, o cenário não se modificou. A diferença foi que poucas chances de gol aconteceram. O São Paulo atuava com competência e muita confiança. Os jogadores trocavam passes com calma e conseguiam segurar a bola e o resultado.

Não deu outra. Fim de jogo e vaga na semifinal. Uma excelente recuperação para um time que por pouco não chegou à fase de mata-mata da Libertadores.

O São Paulo segue mostrando ser muito forte nesta competição. Tem que respeitar essa camisa.