Blog do Abilio Diniz

Duelo de goleiros marca o clássico São Paulo e Santos

Abilio Diniz

São Paulo e Santos fizeram ontem um clássico equilibrado que teve como protagonistas os dois goleiros – em especial, Rogério Ceni, com defesas brilhantes e decisivas. Apesar do 0 a 0, o jogo foi movimentado, longe de ser monótono para o espectador. Mas, como são-paulino, me preocupa que cheguemos à quarta rodada do campeonato repetindo velhos erros, principalmente no aspecto tático.

Mesmo quando é ofensivo, o ataque do São Paulo só apresenta uma jogada: furar a defesa com o toque de bola. Ainda faltam jogadas de fundo e mais efetividade na criação. Assim, o time se vê refém de dias inspirados de Paulo Henrique Ganso. Além disso, a zaga tricolor continua um show de horrores. Não importa quais jogadores Muricy coloca em campo. Ontem, Lucão e Reinaldo foram expostos ao ridículo pelo ataque do Santos. Não fosse a atuação de Rogério, teríamos saído com uma derrota.

Acredito que o ataque são-paulino não seja mais um problema e acho válido esta alternância na escalação de Muricy, ora entrando com Luis Fabiano, ora com Alexandre Pato. Mas ontem, não entendi o porquê da escolha de Ewandro, que mais defendeu do que acompanhou Luis Fabiano nas jogadas. No geral, me pareceu faltar ao elenco ontem mais vontade de vencer.

O que anima para a semana que vem é o confronto contra o Corinthians pela Libertadores. O alvinegro está cada vez mais afinado e teve uma belíssima atuação contra o Once Caldas. Mesmo ontem, quando a classificação para a fase de grupos já era praticamente garantida, o time entrou com garra e só assumiu uma postura mais defensiva após marcar mais um gol.

Na quarta-feira, não haverá favorito. São Paulo e Corinthians farão um jogo que realmente valha a pena assistir em meio aos fracos confrontos do Paulistão. Que vença o melhor.