Blog do Abilio Diniz

São Paulo perde e segue distante da liderança no Brasileirão

Abilio Diniz

Foi uma partida muito ruim em Porto Alegre. O jogo foi truncado, cheio de erros de passes e com domínio total do Grêmio que, mesmo sem fazer uma apresentação excepcional, teve muito mais posse de bola, principalmente no primeiro tempo.

Denis foi o melhor homem em campo com uma grande atuação, salvando o São Paulo de levar uma goleada.

Aliás, o tricolor paulista continua sendo um time sem esquema tático, confuso e sem nenhuma jogada eficiente, a não ser o chuveirinho.

Tenho evitado fazer muitas críticas, mas não acredito que o torcedor são-paulino esteja satisfeito com as atuações do time. É visível que a equipe pode render mais.

Neste ano, o São Paulo perdeu 17 dos 46 jogos oficiais que disputou. O time foi derrotado o mesmo número de vezes que ganhou. O aproveitamento de pontos na temporada é de 45%. É uma campanha digna das tradições do São Paulo?

Tenho dito repetidamente que o São Paulo tem elenco capaz de enfrentar qualquer equipe do Campeonato Brasileiro. É evidente que as perdas de Ganso e Calleri serão muito sentidas, mas dá para jogar um futebol melhor.

Entendo que os jogadores não são o principal problema do SPFC. É preciso um comando técnico e tático mais eficiente para conseguir tirar o melhor de todos. Mais do que garra e disposição, um campeonato se ganha com desempenho e não é possível observar uma regularidade de boas partidas são-paulinas.

Este Brasileirão especificamente tem mostrado um nível técnico baixo. A vitória de hoje deixou o Grêmio em 3º lugar, com o mesmo número de pontos que o Corinthians, que empatou no Itaquerão com o Figueirense. O líder, Palmeiras, perdeu em casa para o Atlético. Os resultados mostram que o campeonato está indefinido.

Se o São Paulo estivesse se apesentando melhor em campo, poderia estar facilmente brigando pelas primeiras posições da tabela e não ocupando um modesto 9º lugar, com dez pontos de diferença para o líder.