Blog do Abilio Diniz

Uma visita a Neymar

Abilio Diniz

Desde a Copa do Mundo, meus filhos pequenos ficaram ligadíssimos em futebol. E como eu sou fanático pelo esporte, isso me deixou muito feliz.

Quando fomos à Espanha no mês passado, nos programamos para levá-los ao jogo do Barcelona contra o Sevilla no Camp Nou.  Antes disso, tivemos a ideia de tentar conhecer o Neymar, ídolo deles e meu também. E conseguimos.

Neymar e seu pai nos receberam de forma muito simpática em sua casa em Barcelona. O craque foi incrivelmente carinhoso com meus filhos e muito atencioso comigo e com a minha mulher. Aprendi muito conversando com ele, uma conversa que clareou ainda mais as ideias que venho formulando sobre a evolução do futebol, sobre o qual passo a escrever aqui neste blog no UOL.

Era uma noite de sexta-feira, e minha primeira pergunta foi: “Neymar, o que você está fazendo em casa? Você não tem jogo amanhã contra o Sevilla?” Ele me disse: “Aqui não concentra. Só preciso me apresentar amanhã às 10 horas. Vamos fazer um ‘bobinho’, um aquecimento, depois volto para casa e me apresento no estádio às 18h30 para o jogo às 20h. Aqui é assim. Não prendem demais os atletas, usam bem o tempo, menos para o preparo físico e mais para o preparo tático.”

Depois pedi que ele fizesse uma comparação entre o seu técnico do Barcelona e os seus técnicos brasileiros. Ele ficou numa saia justa, preferiu não fazer comparações. Disse apenas: “Aqui se dá uma importância muito maior ao lado tático.”

Esse lado tático é o que mais me encanta no futebol. Passo muito tempo a pensar, repensar, buscar ideias e imaginar como é que um time de futebol poderia ser esquematizado de forma mais eficiente.

Neymar dá enorme importância a isso também e me confirmou que o seu treinador no Barcelona, Luis Henrique Martínez, olha fundamentalmente essa parte do jogo.

No dia seguinte, para completar o maravilhoso encontro com Neymar, fomos assistir a Barcelona 5 x 1 Sevilla. Show de Neymar e Messi, show do Barcelona, Camp Nou absolutamente lotado, futebol de grande qualidade.

Não há dúvida de que este é o caminho para a retomada do futebol brasileiro, assunto que vou explorar nos próximos posts do blog.

E não poderia encerrar sem mencionar algo que me impressionou muito na visita: conhecer o trabalho do Instituto Neymar, o projeto social que criaram na Praia Grande, litoral de São Paulo, onde o craque cresceu. Não esperaram o Neymar se aposentar para atuar no campo social e retribuir à comunidade. Estão começando um trabalho incrível que vai ajudar milhares de crianças numa região muito carente.

Voltei de Barcelona ainda mais orgulhoso do Neymar, tão jovem, mas que já nos ensina lições sobre o futebol e também sobre a vida.