Blog do Abilio Diniz

Lição em casa

Abilio Diniz

Chega ao fim o campeonato brasileiro do ano da Copa no Brasil. Apesar do fracasso da nossa seleção, o interesse pelo futebol entre nós, que já era grande, aumentou ainda mais.

Fomos os melhores anfitriões do mundo fora de campo, mas dentro das quatro linhas, mostramos um futebol medíocre, se tanto. O campeonato brasileiro que agora chega ao fim foi também de má qualidade técnica, seguindo o padrão apresentado pela seleção. Estamos ficando para trás em relação ao resto do mundo? Receio que sim.

O futebol cresce no mundo inteiro, com cada vez mais penetração nos EUA, na Ásia, na África e até na Oceania. E continua com grande qualidade na Europa. Que bom. A experiência desses países certamente contribuirá para o futuro do futebol na parte esportiva e na dos negócios. Mas e o Brasil, pode ainda dar sua contribuição ou estamos condenados às glórias do passado?

Acho que podemos contribuir, mas não será fácil. Nem os 7 a 1 contra a Alemanha criaram um senso de urgência geral de que precisamos mudar o futebol brasileiro. Ainda temos bons jogadores, mas a organização e a gestão de clubes, federações e confederações são como uma defesa vazada que afunda o time. No aspecto tático e na organização das equipes dentro de campo estamos também completamente ultrapassados. São pouquíssimos os nossos treinadores atualizados com os métodos mais recentes de treinamento das equipes. E a Copa nos ensinou como a esquematização tática é cada vez mais fundamental no futebol.

Minha proposta aqui neste blog será discutir com vocês o que pode ser feito para colocarmos novamente nosso futebol entre os melhores do mundo. E também comentar os jogos do meu São Paulo e de outros times.

Quanto à esta rodada final do Brasileirão, a emoção ficou por conta dos que queriam se manter na série A. Com um time misto, sem nada a disputar, o São Paulo faz de seu último jogo do campeonato uma simples apresentação para cumprir a tabela. Entretanto, apesar de uma boa posição no campeonato e a vaga garantida da Libertadores, o time ainda tem muito o que acertar. No geral, se mostrou desequilibrado e a diretoria precisa entender e cuidar disso para o ano que vem.

A permanência do Palmeiras é importante pela história e rivalidade que o time representa no campeonato. Mas tecnicamente, o Palmeiras nunca teve um histórico tão fraco. Mesmo tendo caído duas vezes, a diretoria alviverde não soube administrar sua equipe. Com anos seguidos de contratações equivocadas, o Palmeiras fecha o campeonato dependendo do instável Valdivia. Neste ano, foi a pior defesa do campeonato e o time com o menor número de pontos a escapar do rebaixamento com pontos corridos. Em resumo, uma campanha vergonhosa. Pelo bem do futebol e do nível técnico que esperamos melhorar a partir das lições que tivemos em casa, espero sinceramente que o Palmeiras consiga se reencontrar. Assim como o Botafogo, que vem repetindo os mesmo erros e mais uma vez cai para a série B.

Os participantes da Libertadores são realmente o que temos de melhor no momento, os quatro primeiros Cruzeiro, que carimbou hoje a faixa de campeão com o belíssimo gol de Marcelo Moreno, SP, Inter e Corintians mais o Atlético Mineiro. Sem duvida que estaremos bem representados.

Vamos observar como essa elite do futebol jogado no Brasil desempenha entre os melhores do continente. Mas vamos observar também como a organização do futebol evolui no nosso país. Desconfio que só vamos mudar mesmo dentro de campo quando mudarmos fora de campo.