Blog do Abilio Diniz

Campeonato Paulista ainda corre em ritmo de treino

Abilio Diniz

O início de um campeonato, e em especial, o primeiro do ano, geralmente é marcado por equipes ainda sem ritmo, sem entrosamento. Aliás, como já tenho dito, estes campeonatos regionais do jeito que estão montados são um grande erro cometido pela fraquíssima Cartolagem do futebol brasileiro. Esta terceira rodada do Paulistão só nos confirma isso. Até mesmo times fortes e experientes costumam apresentar certas dificuldades e jogam com ritmo de treino.

Foi o caso do São Paulo ontem. Com um futebol ainda abaixo do esperado pelo seu potencial elenco, o time foi bem marcado e encontrou dificuldade nas saídas de bola e na criação das jogadas. Considero normal uma atuação ainda fraca nesta fase inicial do campeonato. Mas precisamos ser realistas: jogamos contra um time que não marcou um ponto em 3 rodadas. O SPFC não jogou bem.

Com a marcação cerrada, o time não encontrou espaço, não soube sair para o jogo, apresentou um meio campo inoperante e assim, foram poucas as oportunidades de gol. O time depende da qualidade individual de seus jogadores que num lance de brilho decidem o jogo. Foi o que aconteceu ontem. Dois lances de craques bem aproveitados, dois a zero para o São Paulo. É bom quando, mesmo não jogando bem, o time consegue um bom resultado. Porém, quem viu o jogo, viu também que o XV poderia ter saído com pelo menos um gol ou até com o empate.

Muricy tem agora um grande elenco. Precisa treinar menos a parte física e muito mais a parte tática, como estão fazendo hoje os líderes do futebol mundial. Vamos seguir os bons exemplos e vamos nos preparar para grandes conquistas.

Clássico da rodada: o primeiro clássico do campeonato tem o tempero especial acrescentado pela rivalidade. Vivendo momentos diferentes, Corinthians e Palmeiras apresentaram um futebol equilibrado. O primeiro já tem um elenco afinado e vem embalado pela grande vitória da Pré-Libertadores. O outro, surpreendeu o início da temporada com a quantidade de bons reforços, formou um time que promete a boa fase que há muito os palmeirenses aguardam. Entretanto, ainda não encontrou o entrosamento necessário para decolar no campeonato. Hoje, os rivais jogaram de igual para igual, mas a falta de sintonia alviverde resultou na falha da defesa, muito bem aproveitada pelo Corinthians.

O Paulistão mal começou. Ainda faltam algumas rodadas para que a sintonia afine e futebol paulista embale.