Blog do Abilio Diniz

Primeiro gol de uma dura partida

Abilio Diniz

Enfim uma boa notícia, e no futebol. A Medida Provisória (MP) encaminhada pelo Governo Federal ao Congresso estabelece que os clubes terão de melhorar sua gestão para refinanciar dívidas milionárias acumuladas em anos de administrações irresponsáveis, para dizer o mínimo.

Em troca de generosas condições de quitação de dívida, a MP exige medidas básicas para a boa gestão de qualquer organização, como publicação de demonstrações contábeis auditadas por empresa independente; manter em dia obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas, contratuais e de direito de imagem; zerar os déficits até 2021; diversificar gastos para outros esportes; responsabilizar judicialmente dirigentes por má gestão; criar um órgão para fiscalizar o cumprimento da lei e aplicar punições.

Como vocês têm acompanhado aqui no blog, sou fanático por futebol e esportes em geral. E há muito venho tentando colaborar para seu desenvolvimento. O desastre brasileiro (dentro de campo) na última Copa precisa servir de catalisador para as transformações indispensáveis do nosso futebol.

Como os dirigentes parecem mais parte do problema do que da solução, essas transformações devem começar pela base de atletas e por pressão da sociedade.

Tanto o Governo Federal quanto os jogadores reunidos em torno do Bom Senso FC, que vem sendo representado por Paulo André, estão de parabéns pela medida, que para deixar de ser provisória e se tornar lei, deve sofrer ainda ajustes no Congresso Nacional.

Ou seja, o jogo ainda não está ganho. A bancada da bola certamente se mobilizará para atenuar as mudanças, principalmente aquela que limita o mandato dos dirigentes.

Por isso, além de festejar este primeiro gol, é preciso fortalecer a defesa.