Blog do Abilio Diniz

Como salvar 2017 (2)

Abilio Diniz

Diante da repercussão do meu post anterior, gostaria de esclarecer alguns pontos em nome de um debate transparente, sincero e produtivo para que o SPFC não tenha um 2017 tão ruim quanto foi este 2016:

1 – Sempre fui a favor da alteração do estatuto do São Paulo. A gestão do clube precisa ser profissionalizada urgentemente. Apoio toda mudança nesse sentido, e esse estatuto é uma grande oportunidade que não devemos desperdiçar. A principal mudança proposta é a criação de um Conselho de Administração, que impedirá a condução do clube por uma única pessoa. O clube não será mais dirigido de forma ditatorial e sem transparência.

2 – Faço propostas às claras, abertas, para serem debatidas pelos conselheiros e todos os são-paulinos, pensando na transição entre a aprovação do estatuto e a eleição no ano que vem. Minha sugestão é que, como em política, se crie um período de transição e se debata a criação de um Conselho de Administração interino que acompanhe este processo até a eleição no mês de abril de 2017.

3 – Parece bom senso e democrática uma transição, já que teremos um novo estatuto e seria curioso ignorá-lo até abril do ano que vem, já que ele será fruto da vontade da maioria. A ideia é de um trabalho conjunto, no espírito do novo estatuto reformador, para dar ao São Paulo um 2017 melhor.

4 – Entendo que o texto final do estatuto traz avanços. Eu preferiria ver os sócios com mais poder, mas os primeiros passos de mudança foram dados.

5 – É preciso que os conselheiros que amam o São Paulo e que querem uma gestão mais eficiente, profissional e transparente, se decidam pelo que entendam ser o melhor, sem pensar em “situação” ou “oposição”. O lado agora deve ser o do SPFC, para que o clube recupere suas glórias e sua postura vitoriosa e não se contente em apenas fugir do rebaixamento.