Blog do Abilio Diniz

Como salvar 2017

Abilio Diniz

No próximo dia 16, o Conselho Deliberativo do São Paulo vai se reunir para votar o novo estatuto. Tenho a satisfação e a honra de ter contribuído. Apresentei muitas ideias no sentido de uma governança mais eficiente e participativa, da modernidade, transparência e profissionalização. Fico feliz em ver que esse espírito permeia a proposta final do estatuto.

Ainda estamos bastante longe do ideal mas há grandes avanços. Entendo que os sócios do clube deveriam ter muito mais poder, mesmo assim estou confiante. Os primeiros passos são importantes e foram dados.

Existe, porém, um problema sério. Mesmo sendo aprovado agora, o novo estatuto, na prática, só terá efeito após a eleição dos novos dirigentes, em abril de 2017.

O ano de 2016 foi um dos piores da história do SPFC e não podemos repetir isso em 2017. Já ficou muito claro o amadorismo e a incompetência dessa gestão, e o São Paulo não merece que isso aconteça novamente. Nós torcedores não queremos mais uma vez termos como aspiração máxima de uma temporada escapar da Série B.

Temos direito de ter uma temporada melhor, mas infelizmente os dirigentes atuais vão continuar até abril, e suas decisões podem vir a prejudicar todo o próximo ano.

Para evitar que isso aconteça, entendo que deve acontecer já uma transição de poder adequada até a eleição do ano que vem, tendo em vista que o novo presidente terá seu mandato regido pela estrutura administrativa do novo estatuto.

Uma sugestão seria a criação de um Conselho de Administração provisório depois da aprovação do estatuto, para garantir essa transição até abril/2017. Temos conselheiros capazes de exercer esta função com competência.

É preciso apenas que eles usem os poderes do novo estatuto para fiscalizar e acompanhar a gestão atual. Iniciar o mais rapidamente possível a gestão do SPFC com as novas diretrizes do estatuto seria mais um passo à frente.

É imprescindível para o São Paulo que 2017 não acabe antes mesmo de começar.