Blog do Abilio Diniz

São Paulo perde e se complica na Libertadores

Abilio Diniz

Que pena. Foi uma frustração para a imensa nação são-paulina que lotou o Morumbi e para os outros milhões de torcedores que acompanharam a partida desta quarta-feira.

A vitória do Atlético Nacional por 2 x 0 dificultou muito a vida do São Paulo na Libertadores. Para passar à final, o time agora terá que fazer algo que ainda não conseguiu neste campeonato: vencer fora de casa. E por dois gols de diferença, no mínimo.

Até que o São Paulo jogou bem no 1º tempo. O time teve maior domínio da bola, marcava muito, mas era pouco efetivo no ataque. O Atlético Nacional também fez bom jogo, mas dava espaço para o Tricolor jogar. Do outro lado, era difícil ver um colombiano livre. A marcação é uma característica marcante do time de Bauza e isso ficou nítido nos primeiros 45 minutos de jogo.

Na segunda etapa, o cenário era o mesmo até Maicon ser expulso. A atitude do zagueiro são-paulino poderia ser interpretada de várias maneiras pelo árbitro da partida. Ele escolheu ser mais rígido e aplicar o cartão vermelho. Discutir o critério do juiz é secundário; o ideal era que Maicon não tivesse dado chance para o azar.

Com um jogador a mais por 20 minutos, o Atlético Nacional fez valer sua qualidade e com belas trocas de passes chegou na área do São Paulo duas vezes e construiu o placar de 2 x 0.

O São Paulo é um time com bons jogadores, mas nesta partida sofreu por não ter um esquema tático que se mostrasse eficiente. Ainda com 11 de cada lado, havia o equilíbrio técnico, mas muito mais pela garra dos atletas do SPFC, que lutavam por toda bola. Com a inferioridade numérica, esta dificuldade ficou mais evidente e permitiu que os colombianos dominassem o jogo tranquilamente.

Semana que vem será o jogo de volta. Resta a nós, são-paulinos, torcer por uma atuação de gala da equipe. A situação está complicada, mas o SPFC já mostrou nesta Libertadores ser capaz de reverter quadros de muita dificuldade. É aguardar a próxima quarta-feira.