Blog do Abilio Diniz

Com méritos, Santos derrota São Paulo no Pacaembu

Abilio Diniz

Foi uma bela vitória santista. O time muito bem dirigido por Dorival Júnior teve uma atuação bastante segura, conseguiu os 3 x 0 e chegou ao G4 com méritos.

E o São Paulo? Os otimistas e a turma dos cartolas da soberba, encastelados no Morumbi, vão dizer que o Tricolor jogou hoje com o time misto, repleto de garotos e que o importante é a partida da Libertadores daqui dez dias.

Tudo isso é verdade, mas é preciso atenção. Além da derrota de hoje, é bom lembrar também o recente empate sem gols contra o Sport, em pleno Morumbi.

Não se pode negar que o São Paulo deste ano é um agrupamento de bons jogadores. O plantel é muito acima da média dos 20 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, mas vemos um time desgovernado, que não tem um padrão de jogo definido, nem um esquema tático e muito menos uma jogada ensaiada. O time parece viver do famoso “chuveirinho”.

Venho falando isso há muito tempo. Nestes quase sete meses de trabalho, Edgardo Bauza tem como seu único mérito, a união dos jogadores. Ele conseguiu fazer com que os atletas joguem todas as partidas sempre com muita garra e valentia. A mudança de postura é nítida, graças ao trabalho dele. Mas é pouco, muito pouco.

Mas não chegamos à semifinal da Libertadores? Sim. Com méritos, o São Paulo está entre as quatro melhores equipes do continente. Porém é preciso analisar com atenção a qualidade dos adversários que o time teve pela frente. Na minha opinião, nenhum deles pode ser comparado ao Santos de hoje ou ao Audax que bateu o São Paulo por 4 x 1, ainda no Campeonato Paulista.

Entendo que, da maneira como as coisas se encaminham, o São Paulo terá a obrigação de ganhar a Libertadores. Para que isso aconteça, os são-paulinos terão que lotar o Morumbi e dar ainda mais força aos jogadores.

Os atletas precisam acreditar que temos condições de vencer, até porque os adversários na Libertadores não vêm jogando nada de excepcional. Ganso, por exemplo, pode garantir seu lugar na Seleção Brasileira com grandes atuações.

O São Paulo terá que se valer da sua força e do amor de seus torcedores.