Blog do Abilio Diniz

Vexame: Brasil eliminado da Copa América

Abilio Diniz

O Brasil conseguiu a proeza de ser eliminado da Copa América na primeira fase. O grupo da nossa seleção tinha o Peru, o Equador e o Haiti e duas equipes se classificavam às quartas-de-final da competição. O time de Dunga terminou em terceiro lugar. É uma grande vergonha.

A derrota para o Peru foi a gota d’água de uma campanha que vem ruim desde as Eliminatórias e apenas foi confirmada nesta Copa América.

Na partida deste domingo, a Seleção Brasileira foi muito superior no primeiro tempo. O time mais leve que foi escalado fez com que a seleção dominasse o meio-campo e não tivesse problemas na defesa. Alisson não pegou na bola. Faltava um pouco mais no ataque, mas a qualidade dos jogadores brasileiros se sobressaía.

Philippe Coutinho foi o destaque da primeira etapa, mostrando que pode merecer um lugar no time, mesmo com o retorno de Neymar. O Brasil poderia ter ido para o intervalo vencendo o jogo, não fosse o gol incrível perdido por Willian e as defesas importantes do goleiro peruano.

No segundo tempo, o Peru voltou melhor e dificultou as coisas para o Brasil. A Seleção não mostrava a tranquilidade do início do jogo. Dunga tirou Gabriel, um pouco disperso, e colocou Hulk. Mas quem saiu na frente foi o Peru.

Não importa se foi com a mão, com a barriga ou com a coxa; o fato é que o Peru fez o que o Brasil não conseguiu fazer: o gol. Vale lembrar que, contra o Equador, fomos favorecidos pelo árbitro que anulou gol legítimo do adversário em falha de Alisson.

O Brasil precisa jogar mais do que isso; não pode ficar sujeito a tomar um gol e ser eliminado. Agora, acabou a Copa América e vêm as Olimpíadas e as Eliminatórias.

Vai continuar tudo assim? Para o bando encastelado na CBF está tudo bem? Vamos só colocar a culpa no árbitro?

Os brasileiros merecem mais do que isso.