Blog do Abilio Diniz

Pacto Pelo Esporte marca gol no Campeonato Carioca

Abilio Diniz

Minha grande luta nos esportes em geral, e no futebol em particular, é pela profissionalização da gestão. Isso vale tanto para os clubes e associações esportivas, quanto para as entidades que dirigem o setor.

Por isso fiquei muito feliz neste domingo quando vi o Flamengo entrar em campo na semifinal do Campeonato Carioca contra o Vasco com a logomarca do Pacto Pelo Esporte no uniforme rubro-negro.

O Pacto é uma iniciativa da organização Atletas pelo Brasil e tem o objetivo de cobrar transparência e gestão moderna, profissional e eficiente nas entidades esportivas. Com um modelo de administração correto, não só o desempenho das equipes e atletas melhorarão, como as empresas se sentirão mais seguras para investir mais no esporte. 

A ideia central do Pacto Pelo Esporte é estabelecer critérios de governança para a realização de patrocínios e investimentos em clubes, federações e confederações. O acordo foi assinado por 20 das maiores empresas brasileiras em outubro do ano passado.

O apoio de um clube do porte do Flamengo tem significado enorme, pois revela o avanço que campanhas como essa, em prol da boa gestão esportiva, têm conquistado. Cresce a percepção de que a gestão profissional é condição necessária para o desenvolvimento dos esportes em nosso país.

Apóio o Pacto Pelo Esporte e sou parceiro da Atletas pelo Brasil. O trabalho da Atletas pelo Brasil é muito bem conduzido pela craque do vôlei Ana Moser e conta com o apoio de personalidades importantes e respeitadas do esporte brasileiro, como Bernardinho, Raí, Lars Grael, Paula, Cafu, Gustavo Borges, Hortência, Paulo André, entre outros atletas e ex-atletas.

Como amante e praticante de esporte e por entendê-lo como ferramenta eficiente de inclusão social e desenvolvimento, espero que iniciativas como essa prosperem e deem frutos. O caminho da gestão esportiva eficiente tem muitos obstáculos no Brasil pois enfrenta estruturas e práticas arcaicas e enraizadas. Mas o inconformismo contra elas está aumentando e no domingo marcou um gol ao entrar em campo com a camisa do Flamengo.

Conheça mais sobre o Pacto pelo Esporte no site http://pactopeloesporte.org.br/