Blog do Abilio Diniz

Vitória magra não esconde erros do São Paulo

Abilio Diniz

Mesmo jogando um futebol muito pobre, o São Paulo conseguiu vencer o Botafogo por 1 x 0 e se manteve na liderança de seu grupo no Campeonato Paulista, empatado com o Audax em número de pontos, mas na frente pelo saldo de gols.

Como torcedor, é evidente que um gol nos últimos minutos de uma partida, ainda mais de um atacante que não marcava fazia 11 jogos, traz um pouco de alívio. Mas não se pode querer tapar o sol com a peneira.

Apesar da liderança do grupo, o aproveitamento é muito ruim: pouco mais de 50% dos pontos conquistados. Se o São Paulo estivesse em uma chave mais forte, estaria fora da zona de classificação. Isso sem contar a situação desesperadora que o time se encontra na Libertadores, com sérias chances de não se classificar para a próxima fase.

Nesta quarta-feira, o São Paulo, mais uma vez, apresentou os defeitos gravíssimos que vem acompanhando o time desde o início deste ano. Estamos no fim de março e o time de Bauza ainda não fez uma partida de encher os olhos do torcedor.

Prova maior disso é que menos de três mil pessoas pagaram ingresso para ver o São Paulo ontem no Pacaembu. Alguém acha que o torcedor está satisfeito com o desempenho do time?

É para estar contente com um time que não sabe o que fazer com a bola, é lento nas transições, não tem nenhuma criatividade, nem jogadas ensaiadas? Não fosse Ganso, com seus gols e assistências, o São Paulo estaria em situação ainda mais complicada.

É muito pouco para um time da envergadura do São Paulo ter que ficar torcendo toda partida por um lance de habilidade individual de algum jogador.

Vencer é bom, mas ganhar com alto nível desempenho é muito melhor, porque dá sustentação e confiança à equipe. Quando enfrentou times com maior qualidade técnica, o São Paulo sofreu muito porque não teve competência para apresentar alternativas de jogo.

Domingo tem clássico contra o Santos. Nosso melhor jogador no ano, Ganso, não irá atuar porque levou o terceiro cartão amarelo. Mais do que nunca, vamos precisar do conjunto e do desempenho tático do time. É esperar para ver.