Blog do Abilio Diniz

SPFC terá 2016 difícil, mas melhor

Abilio Diniz

Muito tem se falado sobre o meu papel no São Paulo. Que estou contratando técnico, escalando jogador. Não é nada disso. Estou simplesmente colaborando no que tinha me comprometido a colaborar: a profissionalização da gestão. Estou convicto que só assim nosso clube poderá se recuperar e retomar sua trajetória de campeão.

Coloquei todo o meu conhecimento em gestão, acumulado em décadas de trabalho, à disposição do presidente Leco e de sua diretoria. Como havia prometido, estou também viabilizando trabalhos de auditoria e consultoria com as melhores empresas do ramo, sempre com o objetivo de aprimorar a gestão.

A auditoria está sendo feita pela Price e analisará todos os contratos e dívidas do clube para que possamos ter um quadro real da situação financeira, que é dramática. Sem essa clareza, não se pode fazer uma boa gestão. A Price também vai apresentar propostas para a reestruturação da dívida, a elaboração de um Orçamento e o planejamento de fluxo de caixa para 2016.

Já a McKinsey está realizando uma consultoria para profissionalizar a gestão do futebol do São Paulo. Um dos focos principais é otimizar a ligação do time profissional com o time da base, do CT da Barra Funda com o CT de Cotia. O elenco do São Paulo em suas diferentes categorias é um dos maiores ativos do clube, e otimizar sua gestão é uma das principais alavancas para a retomada.

2015 foi um ano muito difícil para o São Paulo. Mas conseguimos duas coisas importantes: o fim da desastrosa gestão Aidar e a milagrosa classificação para a Libertadores.

Esses dois feitos trazem a esperança de que 2016 seja um ano melhor, já com os frutos dos trabalhos de auditoria e consultoria.

Mas não tenhamos ilusões. O time foi quase destruído pelo tsunami da gestão Aidar. Pelo menos, o tsunami passou. E o Leco abriu a porta para colaborarmos na promoção da profissionalização e da meritocracia. É por aí que estou ajudando.

Se essa nova gestão conseguir sanear o clube financeiramente em 2016, será uma conquista tão grande quanto um título de campeonato, que pavimentará o caminho para novas conquistas, dentro e fora do campo.