Blog do Abilio Diniz

Corinthians em estado de graça

Abilio Diniz

Parabéns Corinthians, parabéns corintianos e, mais do que tudo, parabéns Tite. O começo desta temporada parecia prometer um ano sombrio para o Corinthians. Derrotas inexplicáveis, perda de jogadores importantes – tinha tudo para dar errado, mas não deu.

Grande campeonato, campeão com grande folga, exemplo a ser seguido.

E o São Paulo? Neste domingo, o São Paulo, com seu elenco reduzido e pobre em qualidade, embalado pela vitória contra o Atlético Mineiro, fez o que pode, mas não deu sorte.

Para começar, cometeu um grande erro. Com uma defesa que é uma temeridade e a armação no meio de campo entregue a Wesley, decidiu enfrentar o time de Tite de igual para igual. Não deu outra coisa: tremenda e humilhante derrota.

O placar foi um castigo muito pesado, mas neste domingo tudo deu certo para o Corinthians e tudo deu errado para o São Paulo. Falhas de Dênis, e Cassio pegando pênalti; grande atuação do time misto do Corinthians, e desastrosa do time titular do São Paulo.

Mas este é o problema. Que belo time titular o Aidar deixou para o São Paulo. E não foi só o time que foi destruído, mas também o seu patrimônio.

É bom que os são-paulinos saibam da realidade. O São Paulo tem uma situação financeira terrível e não vai poder contratar grandes jogadores. O ano de 2016 pode ser pior do que 2015.

Tem saída para esta crise? Tem, mas é preciso muita competência para superar as dificuldades atuais e preparar o São Paulo para o futuro brilhante que todos os tricolores querem e merecem.

Mas é preciso que todos os torcedores saibam a verdade. O São Paulo está livre do grande flagelo que se abateu sobre ele, mas com um enorme passivo a ser coberto. Para termos dias melhores e um time de futebol à altura de suas tradições, serão necessários tempo e trabalho sério.

Acredito no novo presidente. Leco é uma pessoa séria, bem-intencionada e que ama profundamente o São Paulo.

Existem dois caminhos muito claros pela frente: o da competência, da gestão profissional e da meritocracia ou então o da acomodação. Acredito muito que Leco, pelo menos no futebol, vai profissionalizar o São Paulo.

Se seguir essa linha, talvez ainda venha pela frente uma boa dose de sofrimento, mas também a visualização de um futuro que poderá ser glorioso.