Blog do Abilio Diniz

Boa vitória, mas um sinal de alerta ligado

Abilio Diniz

A partida de hoje merece duas análises. A primeira se refere à vitória propriamente dita. Foi importante somar os três pontos no Morumbi para o time não se distanciar da parte de cima da tabela.

Depois de um primeiro tempo com muitas dificuldades, o Tricolor se impôs depois do intervalo, anotou dois gols e controlou tranquilamente a partida.

É importante destacar a boa estreia do atacante Rogério, com direito a gol e muita personalidade; seguindo dessa maneira, certamente será uma boa opção para o técnico Osorio. É preciso dar moral para o jovem jogador.

Outro que fez boa partida foi Paulo Henrique Ganso. É esse Ganso participativo, atuante que o torcedor quer ver sempre. Ele tem talento suficiente para fazer a diferença.

A outra análise mostra uma situação preocupante e que, entendo, pode ser decisiva daqui para a frente. O São Paulo entrou em campo novamente com vários desfalques, alguns por contusão, outros por suspensão. Todos sabem que time que ganha campeonato é aquele que tem bom elenco, com opções para todas posições. É preciso aliar quantidade de jogadores com qualidade. Hoje isso não foi um problema para o São Paulo construir o resultado, mas pode ser fatal no decorrer da competição.

Um time que quer buscar o título não pode desmontar seu elenco no meio da competição. Ainda mais se o retorno financeiro da venda de atletas não represente um alívio para os cofres endividados do clube.

Oito atletas deixaram o Tricolor desde o início do Brasileirão: Toloi, Dória, Boschilla, Souza, Denílson, Ewandro, Jonathan Cafu e Paulo Miranda. Oito opções a menos nesses momentos de dificuldades com os desfalques, três delas zagueiros. É muita coisa, convenhamos.

É óbvio que a conta desse desmanche já chegou e poderá ser decisiva na reta final do campeonato. Trata-se de um risco muito grande em troca de um retorno muito pequeno em termos financeiros.

Como eu disse, para o jogo de hoje esse grave erro não foi decisivo porque o São Paulo venceu com autoridade. Mas será que oito jogadores não farão falta nessas últimas 15 rodadas? Esperemos para ver.