Blog do Abilio Diniz

Brasil x México: o público foi o espetáculo

Abilio Diniz

Nesta volta da seleção aos campos do Brasil, o melhor de tudo foi o público que compareceu ao estádio do Palmeiras. Famílias, crianças, todos vibrando e torcendo pelo Brasil. É importante que todos nós olhemos para isso e passemos a assumir nossa responsabilidade.

O futebol e todos os esportes pertencem ao povo e não aos dirigentes. É o momento de aproveitar a revelação dos escândalos e a prisão de dirigentes para nós brasileiros promovermos a limpeza que se faz necessária.

Mas a limpeza nunca poderá significar trocar 6 por meia dúzia. O fato importante no momento é o interesse do senado brasileiro pelo assunto futebol. Temos senadores que conhecem futebol que se se apoiarem no executivo, que ja está determinado a promover uma moralização na direção do futebol brasileiro, poderemos ter esperança de mudarmos para muito melhor.

Recomendo a este movimento que chamo de gente do bem, que incluam em suas fileiras o Bom Senso Futebol Clube. Conheço o trabalho feito por estes guerreiros, liderados pelo jogador Paulo André e outros como Dida e Alex.

Vamos unir forças e dar ao povo brasileiro toda alegria que merece. A guerra já começou. Agora é vencer ou vencer

Quanto ao jogo, bem fraquinho. Está certo que era apenas um treino e que as ausências de Neymar, Oscar e Luiz Gustavo fizeram muita falta. Mas mesmo assim, considero o jogo de hoje, e pelas circunstâncias, o pior da era Dunga.

Fora os dois gols, o goleiro mexicano não pegou na bola. Gosto do esquema tático do Dunga, sem centroavante fixo e com meio de campo que ataca e defende em bloco, só que hoje não funcionou, apesar de ter sido eficiente em outras ocasiões. Vamos esperar.

A seleção ainda enfrentará Honduras amtes de sua estreia na Copa América. Só então poderemos ver se algo foi aprendido com o fracasso da Copa do Mundo e se a alegria voltará a tocar o coração do torcedor brasileiro.