Blog do Abilio Diniz

São Paulo perde para os próprios erros

Abilio Diniz

No clássico de estreia da Libertadores, não havia favorito. Corinthians e São Paulo entraram em campo ontem em condições semelhantes, mas não demorou muito para que o esquema tático formado por Muricy fosse neutralizado por Tite e o alvinegro tomasse conta do jogo. Ontem, o São Paulo perdeu para seus próprios erros.

A começar pela formação proposta. Michel Bastos como lateral perde muito de sua qualidade. Para atuar como ala, era necessário dar-lhe mais liberdade, talvez usando Denilson quase como um 3º zagueiro este espaço fosse possível. Agora, o posicionamento do time desde o início do jogo é algo que não se pode imaginar, nem aceitar. A fragilidade da marcação permitiu que a conhecida jogada de Elias sendo lançado e aparecendo  à frente fosse possível. Com Elias e Jadson totalmente livres, deu no que deu.

Em nenhum momento do jogo o São Paulo atingiu uma consistência defensiva. Mais uma vez bem marcado, o time foi incapaz de criar jogadas e insistia em manter um jogo lento, ineficaz, com toques recuados, mesmo quando atacava. Muricy tentou melhorar no segundo tempo com Michel Bastos no meio, mas aí já era tarde.

A falta de efetividade no ataque era tanta, que mesmo dominando a posse de bola, o time não conseguia chegar ofensivamente ao gol de Cássio, que só assistiu à partida. Com o gol de Jadson, a apatia são-paulina deu lugar à afobação e neste momento, o que já estava dando errando, degringolou. Erros de passes e lances atrapalhados eram as únicas manifestações do SPFC. É claro que foi falta de Sheik em cima de Bruno. Mas o lateral não poderia nunca entregar a jogada como entregou. Jogando no contra-ataque e com a determinação e atitude que faltaram ao São Paulo, o Corinthians matou o jogo.

Reconhecendo a boa atuação do Corinthians, especialmente de Elias, Jadson e Sheik, o São Paulo perdeu para si mesmo ontem. Felizmente, é só o começo. Ainda é possível se recuperar na competição. Mas há muito o que fazer para seguir adiante.