Blog do Abilio Diniz

Volta das férias

Abilio Diniz

O futebol está de férias. Mas se antigamente era comum ver jogadores curtindo esse período festivo de forma mais abusada, hoje eles estão mais conscientes de que precisam se cuidar para não perder muito tempo na volta aos treinamentos preparatórios para os campeonatos, a chamada pré-temporada.

No futebol brasileiro, os jogadores param de jogar a temporada muito tarde e recomeçam a jogar muito cedo. E, ao contrário do que se faz na Europa, que já na pré-temporada dá ênfase ao treino tático, aqui, na maioria das vezes, a ênfase é no treino físico, um erro que pode ter consequências negativas para o jogador e para o time ao longo de toda a temporada.

Se os jogadores se cuidam nas férias, eles não voltam despreparados no início do ano. Isso significa que todo o trabalho físico de pré-temporada pode ser comprimido e se pode entrar mais cedo com as sessões de treinamentos específicos de futebol, como os trabalhos técnicos e táticos com bola. E, como tenho escrito aqui, uma melhor preparação tática é o caminho para o futebol brasileiro retomar seu brilho e sua competitividade global.

Estudos do Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR), sob a direção de Irineu Loturco, examinaram as condições físicas dos jogadores de diferentes categorias – da base aos profissionais – ao longo de todo o ciclo anual do futebol. As conclusões apontam que é melhor iniciar o quanto antes trabalhos específicos para estimular as capacidades técnicas e táticas do jogador e que os trabalhos físicos de base feitos sem a bola acabam sendo muitas vezes desnecessários e prejudiciais.

Portanto, uma pré-temporada com treinamentos físicos longos e exaustivos não só não ajuda no desempenho do atleta, mas pode prejudicar seu desempenho na temporada. Para aqueles atletas que voltam das férias com sobrepeso ou outros problemas específicos, o melhor é fazer uma readaptação específica para eles de acordo com suas necessidades individuais.

O ideal mesmo, porém, é que o jogador se cuide nas férias. A boa condição física, tanto no nível dos atletas profissionais quanto no das pessoas comuns, deve ser uma meta permanente. Quem não tiver mantido a disciplina durante o período de descanso, que fique de castigo num treino separado.