Blog do Abilio Diniz

Veta, Dilma

Abilio Diniz

A aprovação pelo Congresso Nacional de refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol com o governo sem nenhuma contrapartida dos times deve ser vetada pela presidente Dilma.

Como, infelizmente, é moda em Brasília, uma emenda foi colocada numa Medida Provisória que tramitava no Congresso sobre assunto sem relação alguma com o futebol, mas que reforça a impunidade e a má gestão que estão afundando nossos clubes.

Pela proposta, as dívidas dos clubes com a Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e o Banco Central poderão ser parceladas em até 240 vezes. Prevê ainda descontos de 70% nas multas e 30% dos juros. E não exige nada em troca.

Todos sabemos da situação financeira calamitosa dos clubes brasileiros e de como é importante criar um caminho para que saiam dessa situação. Mas essa crise é fruto justamente da falta de responsabilidade e profissionalismo com que eles são geridos, e aprovar um incentivo desses sinalizaria que o país está sempre disposto a perdoá-los e compensá-los.

Eu estou no time do Bom Senso Futebol Clube, que logo depois da aprovação da medida disse, em nota, que “parcelar as dívidas dos clubes sem contrapartidas não significa salvá-los; muito pelo contrário, uma medida como essa continua pavimentando o caminho para o abismo, distanciando cada vez mais o futebol brasileiro do profissionalismo e da modernização”.

Os clubes da Alemanha, o novo país do futebol, também tiveram problemas de gestão financeira e técnica no começo deste século. Com disciplina, inteligência e pressão do governo e da sociedade, eles acertaram suas contas e ainda mudaram sua forma de treinamento, deslocando o foco do físico para o tático. Anos depois, fizeram uma final exclusivamente alemã da Liga dos Campeões, o maior torneio de clubes do mundo, e ganharam a Copa do Mundo no Brasil, dando um show de bola e organização.

No Brasil, depois dos 7 a 1, muito se falou e nada de efetivo se fez até agora para refundar o nosso amado e maltratado futebol. E ainda aprovaram essa emenda, que é mais um prego no caixão de nosso futebol. A presidente deve vetá-lo como presente de Natal a todos que querem melhorar o futebol brasileiro.

Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e muita saúde, que o resto a gente corre atrás.